segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Apresentação

A todos que curtem, pesquisam, resgatam e difundem a música paulista, principalmente a caipira, cordiais saudações!
Pretendo compartilhar com você, um pouco do que vivi e aprendi nos mais de 3 anos que venho pesquisando a música caipira em Taubaté.
Trata-se de pequena e tardia homenagem prestanda aos remanescentes de um período muito próspero para este gênero musical nesta cidade.
Até então, estes remanescentes nunca tiveram o reconhecimento que merecem, por razões que a própria razão desconhece. Talvez tivessem sido estes artistas genuínos outra coisa senão caminhoneiros, coletores de lixo, guarda noturno, garis, etc., certamente a história de vida desses músicos e compositores teria sido outra.
A música caipira taubatena nunca mereceu um estudo histórico ou historiográfico e, portanto, encontra-se desconhecida do publico intelectual desta cidade. Mas convivendo com estas pessoas, percebi que ninguém cantou melhor a sua terra natal do que eles. Todo fato de relevância para a cidade foi transformada em cururus, modas-de-viola, toadas e cateretês.
Mas a consagração pública tardou mas não falhou. O SESC Taubaté decidiu reeditar o Beira do Rancho, o mais famoso e longevo programa de auditório voltado para música de raiz; e está levando para o palco, alguns remanescentes que você terá a oportunidade de conhecer posteriormente.
Abraços fraternais a todos.

Nenhum comentário: